Protótipo
O desenvolvimento de um software, seja para um sistema web ou para um aplicativo, não é sempre uma tarefa fácil para os programadores.
São muitas etapas até o produto final, e para chegar até ele, são necessários muitos testes. O protótipo é um deles.
Para saber qual a importância dessa etapa no desenvolvimento de software e como a 3X Solutions faz isso, continue a leitura!
O que é um protótipo?
Na área da tecnologia, seja dentro da concepção ou no desenvolvimento de software de um projeto, o protótipo serve para ilustrar a solução proposta e suas principais funções.
Na 3X, o foco é entender como o produto deve ser desenvolvido para então criar um protótipo fiel, considerando todo o visual, até a interação do usuário.
Sua criação serve para que se possa avaliar o que deve ser mantido, refinado, mudado ou simplesmente descartado.
Tipos de protótipos
Agora que você já sabe o conceito básico de protótipo, é necessário entender que não existe apenas uma forma de fazê-lo. Os tipos mudam conforme sua fidelidade com o produto final, quanto mais fiel, mais parecido com o que será veiculado ao público. Veja:
Protótipo de baixa fidelidade
Este tipo de protótipo é rápido de criar e mudar. São rascunhos desenhados, wireframes sem detalhes ou interações. Servem principalmente para visualizar e compreender melhor uma ideia complexa, podendo ser modificado facilmente.
Protótipo de média fidelidade
Já o protótipo de média fidelidade já conta com recursos visuais mais detalhados, mas sem interação de tela. São feitos em programas de edição gráfica e demandam mais tempo para criação e ajustes.
Protótipo de alta fidelidade
Os protótipos de alta fidelidade são aqueles mais parecidos com o produto final. Isso porque, possuem recursos visuais completos e permitem interação de usuário. É a forma mais complexa de um protótipo e, por isso, são mais demorados para criar e modificar, mas proporcionam uma experiência mais realista.
Importância da prototipagem de software
Fazer a prototipação de um software ajuda a entender seu propósito e pontos principais e, quanto mais bem executado, mais fácil de entender seu conceito e avaliar os ajustes necessários.
Nessa etapa, a necessidade e perfil do usuário é levado em conta para que tudo esteja alinhado para quem utilizará o sistema final.
Ao criá-lo, você está testando o produto e evitando frustrações na entrega, o adequando às expectativas do cliente.
Os principais benefícios da prototipação são:
- Maximização dos lucros, pois com o protótipo, o time de desenvolvedores não gastará tempo e recursos corrigindo a ferramenta já pronta;
- Definição precisa dos objetivos do projeto;
- Facilidade de visualização do produto final antes do desenvolvimento do software;
- Melhor planejamento das interações de usuário;
- Feedbacks constantes do cliente, melhorando a satisfação dele e de toda a equipe;
- Entrega de resultado mais rápida por meio de um planejamento completo.
Tenha em mente que criar um sistema é uma tarefa complexa, então erros são esperados e completamente normais. Não se esqueça que a prototipação é uma fase de testes, onde esses erros serão avaliados e melhorados a fim de que o produto final peça poucos ajustes.
Diferença entre protótipo e MVP
Aqui no Blog da 3X já falamos de MVP, o produto mínimo viável, que é muito confundido com o protótipo, que apesar de serem parecidos em alguns aspectos, cumprem funções bem diferentes.
A fase de prototipagem vem antes da criação de um MVP. É o momento de colocar a ideia no papel, é a “primeira forma” do produto, e serve de teste entre o time de desenvolvedores e o cliente, apenas.
Já o Produto Mínimo Viável tem um nome auto-explicativo. É um produto em desenvolvimento que já possui as funcionalidades mínimas mais importantes para o projeto para testar a aceitação do público-alvo.
O profissional de prototipagem e os programas que utiliza
O profissional especializado em criar protótipos é chamado de UX / UI Designer. É o responsável pela experiência e navegação dos usuários nos sistemas web ou mobile.
Seu objetivo é identificar as necessidades do público-alvo para poder criar as melhores interfaces e fluxos de navegação. Mas, para isso, precisa de programas para conseguir transformar suas ideias em realidade.
Os principais programas para prototipagem são:
- Adobe XD
- Figma
- Sketch
- Framer
- Flinto
- Zeplin
- Overflow
Cada um deles tem suas funções principais, podendo ser utilizadas com diferentes objetivos. Cabe ao profissional designer UX/UI saber a finalidade do projeto que vai construir para escolher a ferramenta mais adequada.
Protótipo na 3X Solutions
Neste momento, você já está sabendo os pontos principais da etapa de prototipagem, então, é hora de saber como a 3X trabalha com protótipos.
Aqui, tanto a Concepção de Projetos quanto a Fábrica de Software possuem a etapa de criação de protótipos, que são apenas de alta fidelidade para ganhar tempo no projeto e para que a experiência do teste seja a mais completa possível.
Para isso, utilizamos o programa Adobe XD, pois nessa ferramenta, o designer UX/UI pode desenhar seu sistema web ou aplicativo, coordenar camadas, alterar botões automaticamente e ainda testar na plataforma que estiver.
Trabalhamos a fim de obter todos os benefícios citados na importância da prototipagem de software e garantir a satisfação do cliente e do usuário final.