Trabalhar com programação, e até mesmo com tecnologia, no geral, faz com que um sentimento de estar atrasado ou desatualizado apareça constantemente, não é? Mas isso é completamente normal, as inovações avançam de maneira tão rápida que é fácil sentir-se ‘para trás’. Para estar alinhado com todas as linguagens que estão em alta no mercado, fique atento às dicas.
Cada organização pode preferir trabalhar com um tipo de linguagem de programação, por atender requisitos diferentes e, às vezes, bem específicos. Mas não importa com qual sua empresa trabalhe, é preciso estudá-las constantemente para oferecer um serviço de alto nível e se destacar em seu segmento.
Linguagens de Programação no índice TIOBE
Para saber o que está em alta e também previsões futuras, existem índices que podem ser revisados a todo momento. Um dos mais utilizados e prestigiados é o index TIOBE , empresa holandesa especializada em avaliação e rastreamento de qualidade de software.
A lista das linguagens de programação é atualizada todo mês, desde sua criação em 2001, e se baseia no sucesso de demanda de cada uma.
E lembre-se, os índices não indicam qual é a melhor linguagem, mas classificam quantitativamente, por meio de engenheiros especializados em todo o mundo, cursos fornecidos e ferramentas de busca na internet. Tudo é uma questão de necessidade.
A partir das atividades que precisam ser realizadas em sua empresa, saberá qual se encaixa da melhor maneira A partir das funcionalidades necessárias, dimensão do projeto e bugdet disponível para o sistema a ser desenvolvido, é possível encaixar a linguagem mais indicada. Afinal cada uma tem uma finalidade em que se desempenha melhor..
Top 5 linguagens de programação mais utilizadas em Maio de 2021 e seus usos
Ao revisar as colocações das linguagens durante os anos, é possível entender quais se mantém em boa posição, as que decaem e as que mais ascendem.
Nos últimos anos, por exemplo, as linguagens que perderam um pouco de relevância foram a Perl, Objetive-C, Visual Basic, Ruby e R. Mas a Java, JavaScript, CSS, PHP, Python e C ainda estão em alta. Já as que cresceram em importância no mercado foram a C++, C#, Kotlin, Swift e Go.
Confira as 5 linguagens de programação mais utilizadas em Maio de 2021 e veja se sua empresa está em sintonia com o mercado da área de programação e de acordo com seus objetivos.
1) C
A linguagem de programação C é, atualmente, a mais utilizada no mundo, e também uma das mais antigas. Criada na década de 1970 tem a eficiência como ponto forte e a dificuldade de aprendizado como fraco.
Por ser executada conforme os comandos são lidos, pode ser utilizada para tudo, tendo como foco o trabalho com hardware. É vista na criação de editores de imagem, games, robôs e sistemas de automação e algoritmos de pesquisa, por exemplo.
Devido a adaptabilidade a projetos de automação de baixo custo, é ideal para desenvolver sistemas embarcados. Já pela agilidade e bom desempenho, serve para desenvolver sistemas operacionais, como é o caso da Linux, que utiliza a linguagem C em todo seu sistema.
Empresas gigantes como o Google, Youtube e Adobe também fazem uso da linguagem C.
2) Python
Foi criada em entre 1989 e 1991, mas só foi lançado ao mercado 10 anos depois. É uma linguagem OpenSource, capaz de processar uma grande base de dados, sendo muito versátil e fácil de aprender. Pode ser empregada desde o básico até o avançado, seja para mobile ou para web e games, em análise de dados, criação de softwares, desenvolvimento de sites, etc.
O Google, Youtube, Instagram, Pinterest e até a Globo utilizam essa linguagem, e os profissionais que sabem utilizá-la são sempre requisitados e bem pagos.
3) Java
Criada entre 1991 e 1994, essa linguagem de programação foi originalmente pensada para televisões, mas mudou o foco logo que a World Wide Web começou a crescer. Sempre ficou nas primeiras posições do ranking da TIOBE, sendo considerada a linguagem mais popular no mundo.
É também muito versátil e pode ser utilizada no desenvolvimento de aplicativos móveis, web, desktop e em qualquer sistema operacional ou hardware. As aplicações são geralmente de médio e grande porte, geralmente orientadas a objetos. Para o Android, é uma das mais utilizadas.
O Ebay, LinkedIn, Twitter, Netflix, Spotify, Amazon, Youtube, Facebook e Google utilizam o Java.
4) C++
Como o próprio nome já mostra, tanto a linguagem C++, como a C#, foram criadas a partir da C, utilizando conceitos da original, mas com novas funcionalidades. Crada entre 1993 e 1995, é mais complexa e completa, sendo estável e rápida, mas um pouco difícil de aprender.
Seu uso se destaca em apps e sistemas de gráficos avançados e pesados, como jogos de videogames, produtos da Adobe e em aplicações como o Mozilla Firefox. Tendo assim, um nicho de empregabilidade.
A Unreal Engine, usa a C++ em jogos 3D; já o Google, Twitter, Yputube, Facebook e Amazon a utilizam no backend.
5) C#
Como o próprio nome já mostra, tanto a linguagem C++, como a C#, foram criadas a partir da C, utilizando conceitos da original, mas com novas funcionalidades. Criada entre 1993 e 1995, é mais complexa e completa, sendo estável e rápida, mas um pouco difícil de aprender.
Seu uso se destaca em apps e sistemas de gráficos avançados e pesados, como jogos de videogames, produtos da Adobe e em aplicações como o Mozilla Firefox.
A Unreal Engine, usa a C++ em jogos 3D; já o Google, Twitter, Youtube, Facebook e Amazon a utilizam no backend.
Agora que já sabe um pouco mais das top 5 linguagens que mostramos atualizadíssimas para você, entenda como escolher a melhor para sua empresa.
Como escolher as linguagens de programação certas
É fundamental para qualquer organização que trabalha com tecnologia, conhecer as linguagens mais utilizadas e saber quais são as mais completas para o segmento que atua e para cada novo projeto que começa.
A escolha da linguagem de programação é uma etapa essencial para um projeto de desenvolvimento de software, por exemplo, pois impacta toda sua produção. O uso de frameworks, bibliotecas e os dispositivos nos quais o sistema será utilizado sofrerão a influência dessa escolha.
Por conta disso, vários fatores devem ser levados em conta na escolha da linguagem de programação certa, como:
- Entender os objetivos do projeto e o custo benefício da linguagem;
- Conhecer a disponibilidade de profissionais que conhecem a linguagem de programação que você utilizará em sua empresa para não ter dificuldades em encontrar colaboradores;
- Analisar as performances de execução da linguagem que escolher para as funcionalidades necessárias para seu projeto;
- Observar os requisitos de ambiente e segurança de cada uma delas.
É imprescindível manter-se atento às novidades que não param de aparecer quando o assunto é tecnologia. Então, para não perder nada, é só cadastrar seu e-mail aqui no site. Receba atualizações e dicas constantes sobre o mundo da tecnologia e programação.