Já ouviu falar de Métodos Ágeis? Saiba o que são e quais os benefícios de contratar empresas que os utilizam.
As metodologias ágeis começaram na década de 1990 a fim de diminuir o tempo de entrega dos desenvolvimentos de software da época, que demoravam cerca de 3 anos para ficarem prontos.
Hoje em dia, mesmo com os avanços tecnológicos, tais métodos são usados para otimizar a eficiência de projetos em diversas áreas.
Ficou interessado e quer saber mais? Continue a leitura!
O que são Métodos Ágeis?
Métodos ou metodologias ágeis são conjuntos de estratégias criadas para diminuir o tempo de resolução de um projeto a partir de sua divisão em ciclos de entrega menores.
Dessa maneira, possíveis problemas de execução e planejamento são vistos e resolvidos mais rapidamente pelo cliente e pela equipe. Como o próprio nome já diz, o processo de desenvolvimento do produto final fica mais ágil e flexível.
O que é Transformação Digital?
Manifesto Ágil
Após uma década do início das discussões sobre otimização do tempo de entrega de projetos, mais precisamente em 2001, 17 profissionais de desenvolvimento de software ainda buscavam maneiras de solucionar o problema, desenvolvendo assim, o Manifesto Desenvolvimento Ágil de Software.
O documento aponta os principais fundamentos para o desenvolvimento ágil, priorizando a equipe (pessoas, sugestões e insights) à frente dos sistemas e ferramentas utilizados. Tais pilares são aplicáveis a todos os tipos de metodologias ágeis.
Tipos de Métodos Ágeis
Cada método ágil tem suas particularidades e cabe a cada empresa escolher qual se encaixa melhor nos tipos de projetos que entregam.
Scrum
É o método ágil mais utilizado atualmente e é baseado na divisão do trabalho por sprints (ciclos de entregas) e nas dailys, reuniões diárias curtas para atualização do desenvolvimento do projeto.
O responsável por eliminar obstáculos e orientar a equipe é o Scrum Master.
Lean
Constituído por 3 passos principais: Construir, Medir e Aprender; este método é ideal para validar ideias e hipóteses.
Kanban
Este método é dividido em 3 etapas: tarefas a serem feitas (to do), tarefas que estão sendo feitas (doing) e tarefas finalizadas/entregues (done).
Trata-se de um sistema de gestão de projeto ideal para quem gosta de trabalhar com checklist e prioriza o fluxo de produção.
Feature Driven Development (FDD)
É um método de análise orientado a objetos. Isso quer dizer que o desenvolvimento do projeto é direcionado pela análise do problema e basicamente tem 2 grandes fases: concepção da lista de funcionalidades e planejamento, projeção e construção de cada uma deleas.
Extreme Programming (XD)
Criado antes do Manifesto Ágil, essa metodologia é ideal para equipes pequenas e tem como valores principais a comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito.
Microsoft Solutions Framework (MSF)
Também muito utilizado atualmente, o método MSF tem seu foco na gestão do projeto e visa diminuir os riscos do desenvolvimento com o aumento da qualidade do produto final.
É ótimo para equipes pequenas e trata mais de identificar falhas e otimizar processos do que, de fato, desenvolver.
Smart
Esta metodologia foca em criar projetos realistas e é dividido em 5 etapas que visam estabelecer metas claras, mensuráveis, relevantes e alcançáveis para a equipe e o cliente.
Benefícios do Método Ágil
Apesar de existirem muitos tipos de metodologias ágeis, os benefícios de sua utilização são comuns às equipes e aos clientes.
Para a própria empresa
Neste caso, tanto a marca quanto a equipe de trabalho são beneficiadas:
- Equipe focada e com feedbacks constantes;
- Entregas rápidas e com maior qualidade;
- Flexibilidade;
- Cronograma e custos previsíveis;
- Menos riscos de falhas;
- Crescimento da credibilidade da empresa.
Para os clientes da empresa
- Participação ativa no projeto;
- Alinhamento de expectativas constantes;
- Verificação do projeto em etapas;
- Customização;
- Rapidez no recebimento do produto e qualidade superior.
Método Scrum e Produtos Digitais
Como já foi visto, existem diversos tipos de métodos ágeis para desenvolver produtos digitais, com diferentes focos entre eles. Na Fábrica de Software da 3X Solutions , por exemplo, o método ágil utilizado é o Scrum.
Mas o que isso quer dizer?
Os projetos que chegam até a 3X são divididos em 2 grandes Sprints: a de descoberta e a de entrega. Nelas, o produto é testado e refinado constantemente pela equipe, além do cliente estar em contato direto, dando feedback de cada funcionalidade.
O resultado final é a entrega rápida de um produto com qualidade, garantindo a satisfação da empresa e do cliente.
Confira quem confia no nosso trabalho AQUI.