Existem diversas formas de planejar um produto ou serviço e, geralmente, o projeto passa por momentos tensos durante sua elaboração. Mudanças e problemas podem surgir de maneira repentina e são nesses instantes que você vai pensar em jogar tudo para o ar ou vai tentar solucionar da melhor maneira. Conhecer e aplicar o design thinking em seus projetos digitais vai fazer com que as tensões desapareçam. Mas por que? Primeiro vamos entender o que é e de onde surgiu este método.
Introdução ao Design Thinking
O termo se refere a uma abordagem que usa a forma de pensar (thinking) e as ferramentas dos designers para resolução de todo tipo de problema. Isso porque, é uma técnica que permite adaptação e flexibilidade, pois possibilita perceber e, consecutivamente, atender as demandas do cliente e solucionar seus problemas com o máximo de fluidez e eficiência.
Os conceitos do design thinking já vêm sendo construídos desde a década de 50, como técnicas criativas para solução de problemas. Autores como John E. Arnold, em “Creative Engneering” (1959) e L. Bruce Archer, em “Systematic Method for Designers” inspiraram pesquisadores como Peter G. Rowe, que ficou famoso pelo lançamento do livro “Design Thinking”, em 1987.
Rowe tornou o termo bastante popular e o espalhou para outras áreas além do Design, como TI, negócios e até medicina e educação. Depois disso, Tim Brown ganhou visibilidade em 2009 com a publicação do livro Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Até 2019, Brown presidiu uma das maiores empresas de design e consultoria em inovação do mundo.
A estratégia começou a ser utilizada diariamente nos processos de inovação e no desenvolvimento de produtos. Um de seus pilares é a ênfase no processo e não no resultado. Acredita-se que a consequência de um processo bem executado será um resultado de valor, assim temos visto ela também ser adotada em outros processos, como no Marketing e na criação de projetos digitais.
Design Thinking: Premissas e Etapas
As 4 premissas
As premissas do design thinking são focadas na parte humana de todas as concepções de projetos nas quais o método é utilizado. É um guia de quais valores são essenciais para desenvolver uma abordagem que objetiva a solução de qualquer problema.
Empatia
O método do design thinking é comumente associado ao seu diferencial, a empatia. Mas por que se colocar no lugar do outro é importante na concepção de um projeto? Porque permite erros e, com isso, permite aprendizagem. Tem foco nas necessidades humanas, tanto da equipe quanto do público.
É preciso sentir o que quem sofre com o problema sente para que ele possa ser solucionado. Sentir o outro, sem suposições ou julgamentos. Ninguém quer apenas ouvir especialistas no assunto em questão, é preciso mergulhar na realidade das pessoas e entender suas dificuldades, motivações e necessidades.
Agora que, com a empatia, todos foram estimulados a formular perguntas sem medo, é hora de analisar as informações relatadas, interpretá-las e transformá-las em, de fato, um problema/questão, a ser solucionado. Além disso, é necessário saber: para quem esse problema será solucionado? Quem é beneficiário direto da ação?
Em um contexto de gerenciamento de projeto, que pode ser tenso e muito incerto, a construção de um ambiente confiável, no qual se pode errar, aprender e colaborar livremente, gera inovação ao projeto, melhora a experiência do cliente e agrega valor ao produto e/ou serviço final.
Colaboração
No método do design thinking, as equipes tendem a ser multidisciplinares, objetivando maior possibilidade de ideias que se complementam para criar soluções novas. Além do mais, os próprios clientes podem participar do processo de brainstorm, trabalhando o pertencimento e a valorização dos envolvidos.
Criatividade
Um conceito importantíssimo utilizado ao falar sobre DT é a criatividade. Como o método se baseia na resolução de problemas por meio de adaptação e flexibilidade, as equipes colaborativas e a empatia ajudam a aflorar a criatividade. As ideias novas, e até meio ‘malucas’, podem surgir livremente e são externalizadas sem medo de julgamentos. Tudo está ligado!
Experimentação
A experimentação, ou testagem, é um dos pilares do design thinking. Nele, a ideia é que as soluções propostas sejam colocadas em prática primeiramente em protótipos de baixa fidelidade, testada com usuários e recalibrada de acordo com os resultados para chegar mais próximo à realidade.
Além de incentivar a geração de ideias, permite que não sejam investidos altos recursos em ideias que não há certeza. Alguns testes não dão certo, e por isso é dito que o método design thinking aceita erros e, consequente, aprendizagem.
Fica claro, então, como as premissas do design thinking dependem uma das outras, relacionando-se constantemente. Todas têm como princípio a liberdade da equipe para criar e explorar ideias. Com as premissas em mente, agora é ir para a execução.
As 5 etapas
Lembre-se, cada uma destas etapas pode variar de acordo com as necessidades da empresa e projeto. O objetivo é resolver um problema da forma mais eficiente possível.
1) Imersão
Nesta fase o objetivo é conhecer o problema, primeiro superficialmente e depois de pesquisas, de forma mais aprofundada. É aqui onde as premissas começam a ser realmente colocadas em prática, a equipe se reúne e analisa a situação sob diferentes perspectivas, dando espaço para todos exercerem a criatividade e colaboração com base na empatia.
Então, um projeto é definido para que os limites e protagonistas do problema possam ser elucidados. A busca pelo conhecimento torna-se prática com a coleta de informações através de pesquisas com o público, benchmarking com outras empresas, etc.
Na imersão, é necessário entrar de cabeça no universo do problema. As condições da situação problemática devem ser inteiramente analisadas sob diversos pontos de vista para que nada passe despercebido.
2) Análise
Nesta fase do design thinking, as informações coletadas na imersão precisam ser organizadas. Não há padrões para filtrar os dados, cada situação pode levar a uma maneira diferente, o importante é obter um entendimento mais claro de como eles se relacionam.
Assim, a equipe deve consentir, através de conversas colaborativas em, qual é o real problema para trabalhar em solucioná-lo. É normal que a questão inicial mude, o foco é resolver, independente de qual seja. Lembre-se da adaptação e flexibilidade!
3) Ideação
Agora é a fase de propor, de fato, as soluções para o problema, levando em consideração todos os envolvidos, equipe e público-alvo. Na ideação, as premissas citadas devem ser colocadas em prática novamente. A criatividade para pensar em soluções podem vir através de brainstorms realizados com o time, no qual todos devem estar dispostos a ouvir e falar.
A resposta mais eficiente se dá quando várias ideias são propostas, pois uma abordagem não exclui a outra e, no equilíbrio das perspectivas, surgem múltiplas maneiras de solucionar a situação. E aí, quais ideias irão para teste?
4) Prototipagem
Agora as soluções precisam ser implementadas, e o esboço da resposta, visualizado. As ideias que mais se adequam com as possibilidades reais vão para protótipo, criando uma versão funcional e prática do produto ou serviço final, de forma a permitir uma noção geral de como será o resultado.
5) Testagem
Como o próprio nome já diz, é hora de testar, validar hipóteses específicas. Lembrando sempre que as pessoas são o foco do método design thinking, assim, qualquer que seja a abordagem escolhida para resolver a questão, ela deve ser baseada na parte humana do problema.
O teste serve para avaliar os possíveis erros e otimizar os acertos. Novamente, o design thinking permite erros para que se possa aprender e melhorar. Quando o modelo ideal estiver definido, o projeto está finalizado.
Lembre-se esse método não é linear, e pode desenvolver cada etapa conforme a necessidade do projeto, não é preciso finalizar um processo para iniciar o outro. Agora, sabendo de todas as fases pela qual o método design thinking passa, saiba como e por que aplicá-lo.
Aplicando o Design Thinking no seu projeto digital
Antes de desenvolver um produto ou serviço digital, é preciso passar por algumas etapas, priorizar funcionalidades e entender melhor o público. Em um bom briefing com um cliente, seus desejos, necessidades, anseios e problemas ficam claros e se tornam a base para saber qual caminho a empresa deve percorrer a fim de adaptar as perspectivas. E é nessa linha que anda o Design Thinking.
Este método é quase uma cultura empresarial, é uma forma de encarar os problemas, buscando entender profundamente os propósitos em solucioná-los. Mais utilizado na gestão empresarial e no marketing digital, o conceito funciona para qualquer projeto. Alguns exemplos de projetos digitais em que o design thinking pode ser aplicado são: criação de software, sites, e-commerce e aplicativos.
Como implementar
Para implementá-lo deve-se ir contra a abordagem utilizada atualmente, na qual as etapas da produção são divididas com metas, prazos e competição entre funcionários. O design thinking promove a integração entre departamentos, a cooperação e a liberdade no processo.
Para isso é só aplicar suas premissas em todas as 5 etapas de concepção que você viu aqui. Esta maneira dinâmica de encarar um projeto, focando na parte humana, com empatia, dando liberdade a colaboração e desenvolvimento da criatividade, a permissividade com erros e espaço para testes apresenta resultados bastante relevantes.
Objetivo
Simplesmente, o objetivo do design thinking é obter os melhores resultados desenvolvendo um ciclo que gera inovação de maneira mais ágil e menos custosa, bem como maior produtividade nos processos. Segundo autores como Tim Brown e David Kelley, grandes defensores e pioneiros do método, ele conecta tecnologia, pessoas e negócios, trazendo o equilíbrio perfeito para gerar inovação, necessidade intrínseca a qualquer projeto no âmbito digital.
A prática desta técnica é um meio para que as empresas possam definitivamente entrar na Era Digital, criando modelos que atendam as necessidades do cliente de maneira não linear, sendo que cada etapa do processo pode ser feita de forma separada e adaptada para um determinado projeto.
Vocabulário:
Elucidados: Fazer ficar claro e compreensível; ocasionar o esclarecimento de alguma coisa; explicar. (Dicionário Online de Português)
Benchmarking: processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos. (Dicionário de Português Google)
Briefing: ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada (p.ex., uma operação militar, um trabalho publicitário ou jornalístico) (Dicionário de Português Google)
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O método Design Thinking, somada ao nosso conhecimento em tecnologia e a nossa experiência em projetos, permitem que possamos lhe auxiliar refinando suas ideias e definindo o seu produto ou serviço digital.
Nosso time de especialistas está preparado para entender qual a sua necessidade e, juntos, encontrarmos a solução ideal para sua empresa.